Núcleo de Direito, Tecnologia e Jurimetria
A informatização do direito, o surgimento dos processos eletrônicos e o avanço da capacidade computacional impactaram profundamente a forma de produzir e consumir conhecimento jurídico. Dentro dessa nova realidade, duas fortes tendências marcarão o desenvolvimento do direito e dos seus mercados de trabalho nas próximas décadas: tecnologia e pesquisa empírica.
A generalização do uso de computadores dentro do poder judiciário e da administração pública permitiu o surgimento de amplas bases de dados a respeito do comportamento tanto dos reguladores como dos regulados. Ao mesmo tempo, a iniciativa privada e o terceiro setor desenvolveram ferramentas e métodos para extrair e analisar essas bases, jogando luzes sobre uma realidade que encontrava-se até então na penumbra.
A partir dessas interações áreas de pesquisa e mercados inovadores surgiram, destacando-se o mercado de legal techs, as análises de impacto regulatório e os departamentos de tecnologia e gestão nas entidades governamentais, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
O Núcleo de Direito, Tecnologia e Jurimetria (NDTJ) é um centro acadêmico de formação, relacionando tecnologia, inteligência artificial e jurimetria.
O NDTJ interagirá com todos os departamentos da faculdade de direito com interesse em tecnologia, inteligência artificial e jurimetria, bem como oferecerá matérias básicas optativas para os cursos de graduação e matérias avançadas para alunos da pós-graduação lato e stricto sensu.
O propósito do NDTJ é construir uma ponte entre a nova realidade do Direito e o ambiente acadêmico, bem como abrir um espaço de discussão que permita ao corpo docente e discente da faculdade de direito conhecer, interagir e contribuir com esse importante movimento.